Volta às aulas - organize seus estudos
- Fernanda Macedo

- 6 de mar. de 2018
- 4 min de leitura

Foto @vestibulemos
Começo de ano é sempre a mesma coisa: as aulas voltam e a gente promete mil e uma coisas pro ano letivo que chega. A maioria das promessas tem a ver com organização e eu sempre me perguntei o porquê disso parecer algo tão difícil de se alcançar. Desde 2014 eu tenho testado vários métodos pra ver em qual deles eu me adaptava melhor e hoje eu vim compartilhar algumas dicas com vocês.
Muitas das coisas que eu vou falar aqui valem também pro ensino médio, que é quando temos mais papéis de trabalho para guardar e mais anotações no caderno.
1ª DICA – CADERNINHO E AGENDA
Eu comecei a usar o caderno apenas para organizar trabalhos, esquematizar informações de seminário e afins, mas depois percebi que eu tinha colocado minha vida nele. Eu tinha muito problema pra usar agenda por causa das datas, acabava me perdendo no que deveria me ajudar. Com o caderno eu conseguia colocar todas as informações em um só lugar, sem precisar me limitar. Então eu anotava minha lista de afazeres, organizava todas as atividades que eram em etapas, meus compromissos e a lista de trabalhos e lições a fazer. Em 2017 eu voltei pra agenda e consegui lidar muito bem. Separava as "áreas" da minha vida por cor, o que facilitava na hora de visualizar as anotações. E aprendi a lidar com as datas também. No ensino médio eu não sabia se deveria anotar as lições quando recebia ou na data de entregar. Hoje em dia eu anoto na data de entregar e encontro um dia para escrever "fazer tal trabalho". Assim eu sei qual é o prazo de entrega e consigo lembrar antes do dia anterior de realizar essa tarefa. Além disso uso uma agenda semanal, que é bem mais fácil de enxergar do que a diária, já que a visualização engloba 7 dias em duas páginas. Se não souber por onde começar, dá uma olhada na minha pasta do Pinterest que eu tenho vários pins de inspiração. Assim você consegue montar de acordo com sua própria necessidade. Já fiz um post e um vídeo falando sobre meus métodos de organização com caderno e agenda. Se quiser ver mais, é só clicar aqui.
2ª DICA – PASTA SANFONADA OU CATÁLOGO
Isso foi o que me fez parar de perder papel. A minha dica é: guarde todos os trabalhos que o professor te devolver. Na hora de estudar pra prova é muito mais fácil. O que você acertou é só relembrar, e o que o(a) professor(a) marcou como incorreto é só ir atrás da resolução. Agora, se você não sabe onde colocou suas coisas fica difícil, não?
Muita gente usa uma pasta normal, sem nenhuma divisória, mas eu vou explicar o porquê de eu não fazer o mesmo. Em uma pasta convencional, tudo fica misturado e por mais que você tente dividir as matérias corretamente, sempre terá aquele dia em que você está com pressa e soca tudo na pasta sem nem arrumar. Nisso, a bagunça começa a acontecer e quando você vai pegar seus trabalhos para estudar, tá tudo uma zona e você perde tempo procurando todo o conteúdo. Com uma pasta sanfonada (ou até catálogo) você tem divisões e fica mais fácil pra colocar cada coisa em seu devido lugar. Na hora de estudar é só abrir na parte da matéria desejada e pegar todas as folhas que estão lá.
3ª DICA – FICHÁRIO, CADERNO, ETC
O problema de todo mundo com o fichário é o mesmo com a pasta sem divisória. Na correria você deixa as folhas soltas e de repente, quando vê, está tudo uma bagunça, isso se algumas páginas não tiverem se perdido no caminho. O que eu comecei a fazer foi usar meu fichário como um caderno, sem tirar as folhas do espiral para escrever. Assim eu não precisava guardar de volta quando o sinal de fim de aula tocava.
Como nem todos usam isso para fazer as anotações, a dica agora é mais "global": organize sua folha. Não adianta só jogar um monte de informações no papel e na hora de estudar não entender o que se liga com o que. Mantenha uma linha de raciocínio, indique quando o assunto mudar. Isso vai tornar seu estudo muito mais fácil.
4ª DICA – ANOTAÇÕES E AULA
Você tem que aprender qual é o seu melhor jeito de aproveitar a aula. Muitas pessoas, como eu, não conseguem anotar e prestar atenção na matéria. Mas há também aqueles que se não anotarem o que o está sendo falado, se ferram na prova. Cada um tem o seu jeito e é você que vai saber o melhor pra si mesmo. O que eu faço é prestar atenção na explicação oral do professor e quando algo é escrito na lousa, vai para o meu caderno, pois se ele está anotando isso, quer dizer que é um ponto de destaque que pode me fazer lembrar de uma boa parte da matéria.
5ª DICA – ESTUDE COM FICHAS

Foto Pinterest
Eu sempre funcionei melhor na hora de estudar fazendo resumo. Cada um tem o seu jeito de fazer. Eu sou da turma que lê o material uma vez, grifando o que acha importante e na segunda leitura passa fazendo o resumo e escrevendo tudo que grifou, de forma sucinta. Assim como anotações em aula, você tem que descobrir como se adapta melhor. A minha única recomendação nisso é: faça esses resumos em ficha pautada. A maior vantagem é o tamanho. Elas são pequenas e dá pra levar na bolsa pra ler no ônibus a caminho do trabalho ou faculdade.
É isso, espero que minhas dicas tenham ajudado. Mas lembre-se, isso dá certo comigo. Se com você não funcionar, teste outros métodos, adapte os existentes, junta uma dica com outra.. Uma hora vai! Se precisar de uma inspiraçãozinha, clica aqui. Eu tenho uma pasta no Pinterest sobre estudos também. Dá uma olhada lá!
Um 2018 mais organizado pra vocês! Beijos!






Comentários